/ Olhar Audiovisual: Roteiro
  • Início
  • Sobre o Olhar audiovisual
  • objetivo do blog
  • Quem Somos
  • Comentarios do blog
  • Contatos
  • Pesquisar este blog

    Roteiro

    O roteiro (português brasileiro) ou argumento ou guião (português europeu) é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

    A descrição objetiva das cenas, sequências e diálogos entre as personagens do espetáculo são partes essenciais do roteiro. O roteiro é atualmente utilizado para espetáculos como cinema, teatro ou programas de televisão. Cada um dos espetáculos antes elaborados em um roteiro, possuem seus tipos de roteiro, como, por exemplo, no teatro, onde o roteiro é dividido em atos e no cinema, onde são divididos em cenas.

    O roteiro é um documento narrativo, orientando o que será visto e/ou escutado durante o espetáculo. Não se assemelha a uma obra literária, exceto quando o roteiro é o chamado roteiro literário, onde o roteirista apenas desenvolve as ações e as falas, jamais as indicações técnicas. As indicações técnicas - posicionamento de câmeras, luzes, cortes, efeitos audiovisuais - são desenvolvidas numa fase geralmente produzida pelo diretor do espetáculo, e aí o roteiro é normalmente chamado de roteiro técnico, onde o diretor funde esses dois tipos de roteiro. Esse tipo de processo é mais utilizado em filmes.

    Um dos maiores erros dos roteiristas iniciantes é incluir as emoções das suas personagens dentro de um roteiro. Seja qual for o tipo de arte que esteja lidando, o roteirista não pode, em momento algum, incluir o sentimento de suas personagens. Um exemplo para este erro é afirmar: Luiza chora lágrimas amargas ou até mesmo Ele está com uma raiva em seu peito. São erros, pois no roteiro apenas se descreve o que está sendo visto. O próprio ator poderá incrementar as emoções, visto que é o artista responsável pela dramatização