Diretor de cinema/Cineasta ou Videasta

É o profissional que transforma um roteiro literárioadaptado de uma obra anterior ou não, fato verídico outotalmente ficcional, em imagens cinematográficas, coma participação de uma equipe de vários especialistas técnico-artísticos, narrando a sua história em curta ou longaduração para ser projetada em salas de cinema, emissorasde televisão ou quaisquer meios de exibição quevenham a ser inventados. O seu trabalho consiste emparticipar de todos os preparativos: escolha de elenco,de locações ou cenários, figurinos, textura fotográfica,trilha sonora, efeitos especiais, detalhamento plano aplano e planejamento das filmagens. Durante as filmagens,ensaia e dirige os atores nas cenas previstas noroteiro seguindo o planejamento aprovado anteriormentecom o diretor de produção do filme. Em uma equipe, eleé o líder criativo do processo, orquestrando o andamentodas demais funções. Concluídas as filmagens, participada finalização técnico-artística do filme. Assiste aoscopiões (filmes revelados e copiados em estado bruto) e,em seguida, dirige os trabalhos de montagem dos planosrealizados fracionadamente numa narrativa contínua.Nesta etapa, escolhe a trilha musical e possíveis efeitosde laboratório ou estúdio de som. Quando todas as pistassonoras estão concluídas (diálogos, ruídos, músicaetc.) acompanha a mixagem e a cópia final para exibição.Um filme pode ser realizado em 6 meses: da criação doroteiro, passando pela preparação, filmagens e finalização.Para exercer esta função, o profissional devefreqüentar uma escola de cinema ou de comunicação naespecialidade, visando futuramente, através de estágios,conseguir a prática e a formação necessárias para dirigiro seu primeiro filme. Uma das carreiras de acesso àdireção é a assistência de direção.
Continuísta
É a atividade conhecida internacionalmente no meiocinematográfico como script girl e boy script (quandoexecutado por homens). É o profissional que mantéma unidade dramática do filme registrado em trechos(planos). Classifica, organiza e identifica esses planospor números, possibilitando o seu controle na execução(com mesma referência para todos os departamentosda equipe: figurino, maquiagem, contra-regra, elenco,etc.), nos serviços de laboratório, telecinagem e montagem.Essa relação de continuidade que controla podeser temporal, espacial de posição ou movimento. No set,ele secretaria toda a equipe técnica, anotando tudo queenvolve a fotografia e a câmera em cada plano (lentes,estoque de filme, rolos em revelação, rolos rodados,distâncias e alturas de câmeras, material de maquinariaempregado no plano, filtros, diafragma, temperatura decor ou quaisquer observações determinadas pelo diretorde fotografia). Assim como subsidia o diretor do filmecom tudo que possa relacionar-se à continuidade entreos planos a serem filmados e à decupagem previamentefeita do roteiro. É responsável pela clareza da narrativa,por isso controla a execução dos planos que integram adecupagem proposta pelo diretor do roteiro. Não podedeixar que faltem planos para a montagem ou que nãose interliguem. Auxilia a produção no controle e tráfegodos negativos virgens, expostos a serem enviados pararevelar nos laboratórios, a telecinagem e posteriormentea montagem. Elabora as folhas de continuidade, supervisionaos boletins de câmera e som. Executa as claquetes,controla o seu conteúdo a cada plano. Participa daetapa de preparação do filme no detalhamento técnicode: figurinos, objetos de cena, veículos empregadosna cena, locações adaptadas e personagens. Atua emparceria com o diretor do filme, o seu primeiro assistentee o diretor de produção na visita às locações, na decupagemplano a plano do filme. Suas tarefas se encerramapós as filmagens e a revisão de todos os copiões domaterial filmado. Sua formação pode ser alcançada emuma escola de cinema, estágios em ilhas de edição ousalas de montagem, curso de montagem e muita leiturasobre linguagem cinematográfica. Deve ser uma pessoade espírito prático, organizada e com muito senso deobservação.
Diretor de fotografia
É o técnico de cinema e vídeo responsável pelas imagensde um produto audiovisual. Supervisiona em umaequipe de filmagem ou gravação tudo que pode interferirno resultado da imagem. Sugere os enquadramentos,alternativas de planos (e lentes), movimentos de câmera(equipamentos indicados para tal), no intuito de obtermaior concisão narrativa do filme e melhor compreensãopor parte do espectador. Tem a responsabilidade artísticade criar um clima dramático-visual através da texturafotográfica obtida com o uso de filtros, negativos e iluminaçõessugeridas pelo roteiro, transpondo em imagensas idéias do diretor do filme ou vídeo. É co-responsável,em parceria com o diretor e o montador do filme, pelalinguagem narrativa do produto audiovisual. Acompanhao filme, do ponto de vista técnico, em todas as etapas,desde a preparação, passando pelas filmagens e a finalizaçãoem laboratório (revelação, copiagem, trucagense marcação de luz), até a primeira cópia de exibiçãocomercial. No Brasil, a grande maioria dos diretores defotografia acumulam a função de operador de câmera, aocontrário do que ocorre na grande indústria cinematográ-fica americana ou européia. O diretor de fotografia devepossuir um conhecimento técnico de: ótica, filmes, filtros,efeitos especiais, iluminação; paralelamente aos conhecimentosartísticos de: linguagem cinematográfica (montagem),composição, cores e estética. É o chefe da equipetécnica em uma filmagem. Para exercer a função, deverácursar uma escola de cinema ou galgar cargos de formaçãoem vários filmes como estagiário: fotógrafo de cena(stil), carregador de chassis (clap loader), 2º assistentede câmera, 1º assistente de câmera, operador de câmerae finalmente fotógrafo de cena.Fotógrafo de cenaÉ o profissional que colhe com uma câmera fotográficaflagrantes das cenas filmadas, com o mesmo enquadramentoda câmera, das cenas mais fortes do filme paracomporem o material de divulgação do filme na imprensa(como matéria e propaganda) e para as portas decinema.
Diretor de produção
É o técnico de cinema ou vídeo que representa o produtorexecutivo de uma empresa de produção cinematográ-fica, investido de poderes necessários que viabilizem oplanejamento e acompanhamento de execução de umaobra audiovisual cinematográfica ou videográfica. A partirde um roteiro original apresentado pelo contratante, e dasoma dos recursos disponíveis, ele planeja e gerencia todasas etapas do processo produtivo, até que se obtenhaum produto de exibição comercial em salas de cinema ouemissoras de televisão. Podemos comparar a atuação deum diretor de produção à de um gerente de banco. Emcinema ele tem poderes de decisão, em comum acordoprévio com o produtor executivo ou a empresa para aqual trabalha. Em televisão, sobretudo no Brasil, essepoder está fracionado em várias instâncias administrativasda emissora, transformando-o num coordenador deprodução. Um diretor de produção pode ser convocadopreviamente por uma empresa produtora cinematográ-fica ou um executivo do mercado de capitais para amontagem do projeto de captação, fazendo a previsãoorçamentária, um plano de execução e de desembolsofinanceiro a partir do roteiro cinematográfico proposto. Otrabalho de um diretor de produção em um filme começadesde a pré-produção, quando ele ajuda a contatar econtratar técnicos especializados, artistas, fornecedoresde serviços e locadores de equipamentos, monta o planode trabalho, elabora solicitações e autorizações especiais,programa o serviço de transporte, alimentação ehospedagem dos membros da equipe, pagamentos semanaisdos técnicos, previsão de despesas e listagem decompras. Durante o período das filmagens, mantém todaa infra-estrutura de funcionamento da produção, delegandoaos seus assistentes vários afazeres, colocando o seumelhor assistente no set de filmagem representando-o.Após as filmagens, ou seja, na desprodução, devolveequipamentos, dispensa fornecedores e apresenta o seurelatório final à empresa produtora.
Assistente de câmera
É o técnico que auxilia o diretor de fotografia em relaçãoaos equipamentos e acessórios da câmera cinematográficaem um filme. Seu trabalho começa na fasede preparação, quando realiza testes de definição efoco das lentes, de fixidez e estabilidade da imagem e ototal funcionamento dos equipamentos e acessórios decâmera, comunicando ao diretor de fotografia qualquerirregularidade. Apresenta ao diretor de produção a listagemde materiais que será necessário comprar antesdas filmagens. No período das filmagens suas tarefassão preparar a câmera e todos os seus acessórios no setde filmagens, obedecendo o planejamento do trabalhoe o comunicado pela folha diária de serviços distribuídapela produção. Carrega diariamente a caminhonetedo material de câmera da produtora até as filmagens,acompanhando sempre o equipamento. Distribui asdemais tarefas aos assistentes e estagiários da equipede imagem. Antes da execução dos planos, após estaremcarregados os chassis e colocados corretamentena câmera, executa a preparação do foco, medindo asdistâncias e exercitando-se durante os ensaios com osatores. É quem aciona e corta a câmera para o operadorde câmera, cobra a claquete da continuísta e informa osdados técnicos do plano para que ela possa colocar emsua folha de continuidade. Após as filmagens diárias,descarrega os negativos expostos, etiqueta as latas, preparao boletim de câmera em conjunto com a continuístae entrega o material exposto acompanhado dos boletinsà produção do filme. Acompanha os copiões, mantém informadaa continuísta sobre o volume de negativo usado,o estoque e as previsões de uso. Acompanha sempre otrabalho dos maquinistas na instalação da câmera emtripés, gruas, dollie ou cam remote, vigiando o seu equipamento,as condições de segurança para o mesmo eas facilidades de operação para o câmera. Faz a limpezadiária do equipamento no final do dia, sendo o responsávelprincipal pelo equipamento durante a jornada detrabalho. Finda as filmagens é que tem a responsabilidadepela devolução do equipamento junto à locadora.Um assistente de câmera tem sua formação em escolade cinema e um conjunto de estágios em vários filmes delonga ou curta metragem. Recomenda-se um conhecimentomínimo de ótica e eletricidade. É uma das etapaspara atingir a especialidade máxima do seu setor,
a direção de fotografia.
Clap Loader (carregador de chassis)É o assistente específico para abastecer de negativovirgem e descarregar os chassis de negativo exposto,enviando ao laboratório para revelação e telecinagem. Éum técnico contratado apenas em filmagens que trabalhamcom várias câmeras cinematográficas.
Figurinista
É o profissional de cinema que cria as indumentárias (apartir de pesquisa de época) ou figurinos para os personagenscontidos no roteiro cinematográfico previamentefornecido pela produção. São de sua responsabilidade osfigurinos da figuração, assim como todos os acessóriosque compõem a vestimenta: bengalas, bolsas, chapéus,luvas, óculos etc. Os desenhos são apresentados aodiretor do filme, supervisionados pelo diretor de arte.Uma vez aprovados seus custos são orçados. Feita acompra dos tecidos, materiais e aviamentos é montadasua oficina e equipe de execução. A escolha de materiaisempregados sofre uma consulta por parte do diretor defotografia para testes prévios dos tecidos e cores, assimcomo do técnico de som, evitando futuros ruídos queincomodem a captação do som. Todos os figurinistasindicam seus auxiliares (assistentes, costureiras, bordadeiras,lavadeiras, tingidoras etc.) para comporem temporariamentesua equipe na fase de confecção e provase testes com os atores diante das câmeras, sob as luzes,e sua resposta no negativo adotado para o filme.Após os consertos, os figurinos dados como prontos sãonumerados por personagens e cenas com a continuístapara um bom andamento das filmagens no que se referea guarda-roupa. A partir das filmagens sua equipe éreduzida a guarda-roupeiras (que darão manutenção àsroupas e providenciarão lavagens). Findas as filmagensos figurinos pertencem à empresa produtora. São acondicionadosem caixas e entregues com uma lista à direçãode produção. Os figurinistas são advindos de escolas decorte e costura ou de curso de estilismo do SENAI e similaresnacionais e estrangeiros. É necessário um conhecimentode moda, de história e sobretudo dos hábitos eacessórios usados correspondentes a tais figurinos.
Guarda-roupeira
É a profissional de cinema que durante o período dasfilmagens dá manutenção aos figurinos: executa reparos,manda lavar e os mantêm sob sua guarda, ajudando osatores principais e figuração a se vestirem para as cenas.Conhece as roupas pelos personagens e seus númerosde indumentária referenciados pelo roteiro e a decupagemde figurino, em comum acordo com a continuísta.
Técnico de som
É o profissional responsável pela captação com qualidadetécnica de diálogos dos personagens, músicas eruídos ambientais da cena necessários à montagem dosplanos filmados. Comanda a escolha dos microfonesapropriados e acessórios no posicionamento dos microfonesfeito pelo seu auxiliar imediato:
o microfonista.
Éde sua responsabilidade catalogar todos os planos comidentificação semelhante aos da câmera e da decupagempreviamente feita no roteiro dramático. No set deveensaiar a movimentação do boom com o microfoneutilizado sem que provoque sombras sobre os personagensou os cenários. Assim como deve camuflar osseus demais microfones distribuídos no set de filmagemocultando-os da captação da câmera. Na fase de preparaçãodeve visitar as locações escolhidas e conferiro material locado em testes para aprovação do nível deruído. E se os locais escolhidos para filmar precisaremde algum tratamento acústico ou se apresentarem faltade condições para captação do som direto. No caso desom guia deve municiar o montador de sons isolados daseqüência para serem montados em pista independentee mixados. Durante os takes auxilia a continuísta e odiretor em relação a textos sobrepostos, dicção defeituosados atores ou cortes de ação por defeitos técnicosde câmera, cabos ou ruídos parasitas à cena (ruídos demáquinas, aviões, animais etc.) ou mesmo a precipitaçãodo diretor no corte da ação. Na finalização é responsávelpela conferência da qualidade, transcrição do som para aedição e o resultado em ótico para exibição. Os técnicosde som são emergentes de escolas de cinema ou formadosem estúdios de som, escolas técnicas de eletrônica,devendo ter noções de linguagem cinematográfica eacústica e um período de estágio e aprendizado no setpara o bom desempenho de suas funções durante asfilmagens.MicrofonistaÉ o técnico de cinema e televisão que auxilia o técnicode som na operação do boom, da girafa e instalaçãodos microfones na captação dos sons ambientais e dediálogos em um set de filmagens. Deve ter conhecimentode eletrônica, acústica e ser emergente de uma escolatécnica em eletrônica ou uma escola de cinema na especialidadede som. É conveniente um estágio em estúdiode som antes de freqüentar uma equipe de som. É a carreirade acesso para tornar-se um técnico de som.
Cenógrafo
É o profissional de cinema, vídeo e televisão que criaos cenários em estúdio ou adapta locações para seremutilizadas como set de filmagens. A partir de um roteirocinematográfico apresentado pela empresa produtoraou produtor executivo, executa um projeto cenográficocomposto por plantas baixas e perspectivas com ascores definitivas propostas e suas dimensões previstas.O projeto é aprovado pelo diretor do filme e submetido aorçamento incluindo os materiais, pessoal temporário especializado(carpinteiros, trabalhadores braçais, cortineiros,tapeceiros, pintores de arte, escultores etc.) visandoa adequação orçamentária do filme e os prazos de execuçãopara viabilizar o planejamento das filmagens pelaprodução. Antes de sua execução deverá ser propostoao diretor de fotografia um comum acordo em relaçãoàs tintas e cores que poderão interferir ou colaborar noresultado fotográfico do filme. Em muitos casos, quandoo filme é quase todo realizado em locações reais deépoca, adaptadas, o cenógrafo transforma-se num diretorde arte. Em filmes muito trabalhosos existem as duasfunções, cabendo ao diretor de arte o comando visual daparte cenográfica do filme. Tem como auxiliar direto seuassistente de cenografia. São formados em arquitetura,com noções de construção, resistência de materiais enormas de segurança. Muitos cenógrafos são emergentesde escolas de belas-artes, de experiência teatral outelevisão. Muitos são carnavalescos que se adaptam àstécnicas de cinema. Devem ser bons desenhistas, ternoção de perspectiva, conhecer as lentes cinematográfi-cas e a movimentação dos equipamentos de maquinariae iluminação para determinadas previsões em seuscenários. Devem saber ler uma planta de execução e ternoções de construções em madeira e outros materiais. Éferramenta de trabalho o conhecimento de estilos de construçãoe um profundo conhecimento de história da arte.
Cenotécnico
É o técnico de cinema que, seguindo uma planta desenhadapelo cenógrafo, executa e comanda a construçãodos cenários e alguns tipos de móveis cenográficospara o cenário do filme. Chefia a equipe de carpinteiros,pintores e escultores que compõem o departamento decenografia de um filme ou vídeo.
Roteirista
É o criador de um texto literário com trama especializadapara cinema ou televisão (com duração temporalpreviamente estabelecida) de fatos reais ou ficcionadosde situações que se encadeiam, dialogadas ou não, emdeterminados casos adaptado de uma obra literária ondeevolui uma trama dramática desenvolvida pelos personagensacompanhada com clareza pelo espectador. Umroteiro não é um romance, daí sua especificidade deescritura dividindo-o em seqüências por locação, determinandoo período da jornada (se dia ou noite) e precisandoo espaço cênico onde se desenrola a ação. Umroteirista pode ser proveniente de uma escola de letras,de jornalismo, de cinema ou com experiência na escriturade textos teatrais, desde que tenha vocação para escreversituações e criar personagens. O seu diálogo deve sereminentemente coloquial e verossímil.Existem profissionais especializados em trabalhar apenasem uma fase ou tratamento do roteiro, que são os:argumentistas, dialoguistas, gags men e os pesquisadores.
Argumentista
É o que redige em uma sinopse de cinco páginas a tramacentral da história e seus personagens principais. Estaetapa não possui diálogos ou indicações e subdivisõesde cenas em seqüências por locações. É apenas atrama, a carpintaria dramática do princípio ao fim.
Dialoguista
É o especialista em criar diálogos coloquiais ou regionalismosem uma cena onde os personagens conversam etêm um tipo físico determinado ou exercem uma funçãoque deverá possuir em seu vocabulário expressões ejargões da atividade. É o caso de filmes policiais queempregam a gíria do submundo.Gags manÉ o especialista em criar situações cômicas ou diálogosde humor em cenas preexistentes de um roteiro definitivo.
Pesquisador
É o profissional contratado para colher informaçõessobre a época, hábitos, vestimentas para roteiros queserão escritos sobre determinados temas históricos ouespecializados. Tomemos por exemplo um filme que sepassa nos bastidores de astronautas, ou de médicos naAntiguidade. O profissional pode também ser contratadoapós vários tratamentos do roteiro para corrigir erros dedata em roteiros históricos ou baseados em fatos reais.
O desenho animado
É a técnica de criar movimentos naturais em cinemae vídeo de objetos ou personagens, desenhando-se,recortando-se papéis ou moldando massas; a decomposiçãodo movimento em vários quadros (frames ou fotogramas),filmados a seguir em câmera adaptada a umatruca vertical, ordenados um a um. A ordem de execuçãodestes desenhos é preestabelecida em um roteiro visualsemelhante a uma história em quadrinhos, denominadostory board, onde estão contidos todos os “desenhoschaves”que narram a história a ser posta em movimento.A partir deles temos que criar as posições intermediáriasdo movimento antes de filmar definitivamente e criar asensação do movimento humano. Assim como estabeleceros cenários e as demais partes do desenho onde essasfiguras evoluem. Estudar os movimentos simultâneosem tempos diferentes. Um desenhista pode empregar ométodo de animação de 24 quadros (ou frames) por segundoem uma truca “quadro a quadro” (Oxberry) ou pelosistema de computação gráfica, usando programas deanimação para computadores. Na técnica tradicional osdesenhos são pintados em acetato transparente a partirdos originais desenhados em papel vegetal. As coressão adicionadas (pela parte de trás dos acetatos) umaa uma. A seguir desenha-se o cenário de fundo ondeesta figura evoluirá. Para cada elemento que se sobreponha,a imagem e o seu movimento acontecem simultaneamente:deverá ter um acetato exclusivo para ele,desenhado à parte, que será filmado junto na hora emque formos para a truca. Na truca cada acetato estarácolocado em uma prateleira com o quadro vazado paraque todos sejam vistos e filmados pela câmera. Estesquadros (frames ou fotogramas) deverão estar marcadospor um número, num roteiro ou plano de animação, paraa filmagem correta. Um desenhista de animação deveráa priori ter vocação artística de desenhista ou cursar umaescola especializada de desenho. Alguns desenhistas deanimação vêm das histórias em quadrinhos, são chargistasde jornal ou são egressos de escola de belas-artes.Porém o ideal é freqüentarem escolas de cinema ondeexistem cursos de animação, como no Canadá, Bélgica,França, Checoslováquia e USA. Dentro desta especialidadeexistem vários nichos de mercado de trabalho, taiscomo: trucagens, animação técnica e publicidade.
Assistente de direção
É o técnico de cinema responsável por tudo o que deveráacontecer no local de filmagem, seja do ponto devista técnico ou artístico. É o profissional que substitui odiretor do filme na preparação do set. Controla todos ossetores para que tudo esteja pronto na hora em que odiretor chegar para filmar. Seu trabalho começa desde odetalhamento plano a plano do roteiro, na etapa de préprodução.Ele visita as locações escolhidas pelo diretor,o diretor de fotografia e o diretor de produção, analisandoos prós e contras que possam interferir no andamentodas filmagens e no resultado artístico da cena. Tomaconhecimento de todas as intenções do diretor, das possibilidadestécnicas e das providências de produção quedevem ser tomadas para que as filmagens aconteçam alia tempo e hora previstos no plano de trabalho elaboradopela produção com a sua participação. Ele tem que obtere controlar todas as informações com antecedência,conferindo tudo, evitando falhas, atrasos ou interrupçõesdesnecessárias das filmagens. Tem sempre de estarapto a responder qualquer pergunta do diretor e demaismembros da equipe e providenciar soluções imediatas aproblemas que se coloquem de forma imprevista. Auxiliao diretor na preparação e realização artística do filme.Subordinado diretamente ao diretor do filme, trafega comdesenvoltura entre todos os departamentos da equipe.Tem de conhecer linguagem cinematográfica, equipamentose sua utilização. Todo o aspecto de montagense desmontagens dos sets e providências de produção.Supervisiona os trabalhos de todos os departamentos,inclusive o de elenco, ensaiando os textos antes dasfilmagens. É o homem de ligação e coordenação entre adireção, de um lado, a produção e o conjunto da equipe,do outro. A sua função é aparentemente genérica mas degrande complexidade, daí dividir suas tarefas por váriosassistentes, fazendo face às responsabilidades. Tem deser um líder sem ser autoritário. Dar ritmo ao set sem atropelaros profissionais. O assistente é formado em escolasde cinema, e muito estágio como 2º ou 3º assistentede direção em muitos filmes, antes de assumir o cargode 1º assistente de um filme ou vídeo.
Operador de câmera/Câmera
É o técnico de cinema que opera as câmeras de cinemaou de vídeo. É o responsável pelos enquadramentos dosplanos que compõem uma cena, sejam planos fixos ouem movimento. Tem de estar apto a operar a câmeracom cabeças fluidas ou a manivela. No tripé ou sobreequipamentos de maquinaria, tais como: carrinhos,gruas, dollie, Pee wee, cam remote ou camera car. Temde conhecer os tipos de lentes, filtros, acessórios decâmera e todos os modelos de câmeras (35mm, 16mm,super 16mm e Panavision) usados no mercado cinematográfico,controlar a qualidade do foco ou o movimentode zoom operado pelo 1º assistente de câmeradurante a execução dos planos, assim como a qualidadede execução dos movimentos de maquinaria. Durante osensaios é de sua obrigação perceber se há algum equipamentoem quadro no take, defeitos tais como reflexoou sombras de câmera. Alertar sobre quaisquer fatosque possam dispersar o espectador: ator que olha paraa lente, figuração não prevista no quadro, publicidadeexposta no enquadramento. Deve exigir instalação confortávele segura de seu equipamento para operação domesmo durante as filmagens. É de sua responsabilidadezelar pelo equipamento que opera, protegendo-o do sol,da chuva ou outras intempéries. Não deve permitir exporo equipamento a situações de risco sem autorizaçãodo produtor executivo. Deve colaborar com os companheirosde equipe na montagem e no deslocamento doequipamento dentro do set de filmagem. Acata as ordensdo diretor de fotografia e alerta-o quando do emprego defiltros e outros efeitos.Deve conhecer linguagem cinematográfica, composiçãoe dramaturgia. É formado nas escolas de cinema, cursospromovidos pelas emissoras de televisão, ou egressodos postos de assistente de câmera.Operador de stady camO stady cam é um equipamento complementar dasfilmagens. Trata-se de um estabilizador contra solavancose trepidações de câmera, quando é operada na mão.É indicado para as cenas de ação. É um equipamentolocado com operador. Este câmera apenas opera acâmera sobre este equipamento nas cenas programadasno filme. Não faz parte efetiva da equipe de filmagens. Écontratado por um período predeterminado. Trabalha sobas ordens do diretor de fotografia na execução de planosprevistos na decupagem pelo diretor do filme.
Produtor executivo
É o profissional de cinema que atua na área empresarial.É o captador de recursos para um projeto por ele elaboradoou empresa que o contratou. Na maioria dos casoso produtor executivo é o proprietário da empresa produtoraque recebe a proposta de co-produção de um diretorque dispõe de um roteiro original. Ou ainda, compra osdireitos de adaptação de uma obra literária e investenos trabalhos de um adaptador (roteirista) e elabora amontagem do projeto do ponto de vista técnico-artísticoe financeiro. Convoca técnicos especializados de váriossetores para avaliarem o seu roteiro, do ponto de vista deseus setores, visando formular um anteprojeto de vendade cotas de produção. Formula uma equipe provável,assim como um elenco e diretor a ser contratado pararealizar aquela obra audiovisual. Após captar os recursosnecessários à realização do filme contrata um preposto(um diretor de produção) para o gerenciamento dosrecursos, execução de preparação e filmagens segundoum plano de trabalho apresentado. Durante a realizaçãodas filmagens prevê a cobertura jornalística constantesobre o produto audiovisual que elabora, organiza afinalização e prepara o seu lançamento e vendas para oexterior, assim como a sua participação em festivais decinema nacionais e internacionais que credenciarão oseu filme para o circuito comercial de exibição.Todo produtor executivo tem uma infra-estrutura montadade escritório, contador e pessoal capacitado na preparaçãode um projeto cinematográfico, a fim de administrálono mercado de capitais para a captação de recursosatravés de leis de incentivos.
Assistente de produtor executivo Dependendo do porte do filme a empresa pode contratarum diretor de produção de sua confiança e nomeá-locomo assistente de produtor executivo para supervisionaros custos e o planejamento proposto pelo diretor deprodução. É um representante da empresa produtora dofilme em questão. É muito comum nos grandes estúdiosonde se realizam muitos filmes ao mesmo tempo de umamesma produtora.
Assistente de produção
É o técnico de cinema e vídeo que se responsabiliza porparte das tarefas delegadas pelo diretor de produção.Os assistentes de produção têm a coordenação doprimeiro assistente de direção em relação ao diretor dofilme. Ocupam-se de tarefas tipo: transporte, alimentação,chamada geral dos atores, ensaio e convocação dafiguração, providenciar veículos e animais de cena, autorizaçõesoficiais, acompanhamento de preparação delocações, testes de maquiagem, de cabelos, de figurinoetc. São profissionais egressos de escolas de cinemaou de comunicação, que pretendem seguir a carreira dediretor de cinema e estão nesta função para sua formaçãoprática e amadurecimento dos conhecimentos teóricosque assimilaram nas escolas especializadas. Devemconhecer linguagem cinematográfica, ter espírito prático,ser simpáticos, observadores, organizados e conhecer osmecanismos de uma produção, sobretudo os documentosque circulam em uma filmagem: boletim de câmera,de som, plano de trabalho e folhas de serviço (as quaisdevem distribuir ao final de cada dia de filmagem a todosos membros da equipe). Devem organizar uma agendacom todos os endereços de fornecedores de serviços eequipamentos para cinema. Devem ter uma noção dosequipamentos que terão de providenciar, quando convocadospelo diretor de produção.
Chefe eletricista/Eletricista
É o técnico de cinema e vídeo responsável por todosos serviços de instalação elétrica e dos refletores cinematográficose seus acessórios em um set de filmagens.Trabalha sob as ordens do diretor de fotografia.Acompanha o diretor de fotografia nas visitas às locações,visando fazer um levantamento de necessidades,autorizações e providências que devem ser tomadasdo ponto de vista técnico para que possamos ter alimentaçãoenergética no local suficiente para alimentartodos os refletores desejados pelo diretor de fotografiana realização dos planos previstos no roteiro criadospelo diretor do filme. Lista os acessórios necessáriose complementares aos equipamentos solicitados pelodiretor de fotografia. Calcula os tempos necessários paraas instalações e desmontagens ou eventuais deslocamentoscom os materiais para outras locações duranteo filme, para que o diretor de produção possa planejaras filmagens. Relaciona a quantidade de auxiliares quenecessitará em função da complexidade das instalaçõese materiais a serem montados e operados. Quanto maioro filme, maior a estrutura de iluminação, e conseqüentementemaior o número de auxiliares que necessita. Esteprofissional se forma em escolas técnicas de eletricidade- SENAI e outras instituições similares. Deve conhecerbem os equipamentos, trabalhando como eletricista auxiliar,e depois de alguns anos de prática galgar o posto dechefe eletricista. Possui suas próprias ferramentas, taiscomo voltímetro/amperímetro. Deve estar apto a avaliaras condições de fornecimento de energia em uma locaçãoe solicitar ou não a locação de geradores, instalaçãode luz festiva ou autorização do proprietário do imóvelpara retirar energia do seu PC.
Eletricista
É o técnico de cinema e vídeo que monta os refletores,distribui os cabos que servirão para a passagem das“fases” e faz a ordenação das linhas de alimentação energéticados refletores. Monta o quadro de segurança edistribui no set, monta as caixas intermediárias, espalhaos tripés e garras onde serão instalados os refletoressolicitados pelo chefe eletricista. Leva a linha até o geradorou PC, trabalhando em parceria com o geradoristaou eletricista do imóvel local. É quem afina e posicionafiltros e difusores nos refletores durante a iluminação doset e mantém o serviço de ligar e desligar os mesmos.Organiza o caminhão da elétrica e dá manutenção aosmateriais de iluminação durante as filmagens. Findas asfilmagens é o responsável pela conferência do materiale a sua devolução na empresa locadora. Seu trabalhocomeça três a quatro dias antes das filmagens e terminano mesmo prazo, findas as mesmas.
Geradorista
É o técnico de cinema e vídeo que acompanha o geradorvindo da locadora. É o responsável pela alimentaçãode energia dos refletores. Está sob o comando do chefeeletricista, mantendo o gerador sempre ativo, na amperageme voltagem corretas, para o consumo do set. Éum profissional que conduz o caminhão que transporta ogerador até o set e leva-o de volta finda a jornada.
Chefe maquinista/Maquinista
É o técnico de cinema e vídeo responsável pela instalaçãode todos os equipamentos que podem dar suporteaos equipamentos de iluminação e câmera (três tabelas,praticáveis, torres, etc.), com segurança e muita rapidez.Opera os equipamentos que movimentam as câmerasem um set, a saber: gruas, carrinhos, dollies, panther,Pee wee, “ligeirinhos” etc. A qualidade de uma imagemdepende diretamente da operação de qualidade de umequipamento pelo maquinista e sua interação com ocâmera. Dão apoio aos eletricistas na montagem dosparques de luz em um estúdio, locação adaptada ouestúdio. Montam tripés, auxiliam na puxada de grossoscabos, manobram rebatedores e auxiliam na montagemde acessórios de iluminação como o butterfly. Numaequipe numerosa o profissional mais experiente é omaquinista e os demais seus auxiliares. Deve possuiramplo conhecimento sobre alta tensão e eletricidadecaseira. Formam-se em escolas técnicas de marcenaria/carpintaria (SENAI) ou congêneres. Muitos são formadosem empresas estatais (Central Técnica da FUNARJ) ouem barracões de escolas de samba em convênio com ossindicatos de classe. Devem possuir conhecimento de laçadasde segurança, operar equipamentos auxiliares deelevação, tais como: carretilhas, contrapeso e trucks. Devemdominar bem soluções de segurança para a câmera,instalando-a sobre um veículo etc. São os homens dassoluções inteligentes, seguras e rápidas.
Maquinista
É o profissional que executa as tarefas de montagensde suportes para equipamentos de luz e de câmera sobo comando do chefe maquinista. É o responsável pelaexecução dos movimentos de aparelhos que conduzemas câmeras.
Operador de video assist
É o técnico de cinema responsável pela captação emvídeo, em paralelo com a câmera cinematográfica,das imagens que estão sendo impressas no interior damesma em película cinematográfica, projetando-as nummonitor de vídeo, no momento da cena ou após a cenafilmada.
Contra-regra
É o técnico de cinema e vídeo responsável por todos osobjetos de cena que integram uma ação em um cenário(não estão incluídos aí os que fazem parte do figurino).Participa de um filme desde a preparação, quando sefaz o detalhamento dos objetos de cena junto com ocenógrafo, preparando suas providências ou construção.Esta lista é passada ao diretor de produção, que providenciasua locação ou materiais para a sua construção.Durante as filmagens, seguindo o plano de trabalho e afolha de serviço, providencia os objetos a serem colocadosem cena no momento de execução dos planos soba supervisão da continuísta. A maioria dos contra-regrassão egressos do teatro ou da televisão e fazem parte daequipe de cenografia.
Maquiador/Cabeleireiro
É o técnico-artista de cinema e vídeo que prepara amaquiagem convencional de embelezamento ou deefeito dos personagens, segundo a descrição acordadana decupagem com o diretor do filme. O uso de determinadosmateriais deve ser submetido ao diretor defotografia, evitando erros e desencontros na imagem.Todas as maquiagens e cabelos a serem adotados nosfilmes pelo elenco devem ser testados com a luz de-finitiva do filme antes de começarem as filmagens. É aformatação do “tipo” dramático do personagem. Existemprofissionais que apresentam seus projetos em computadorou desenhados para aprovação prévia pelo diretor dofilme. Conforme o tamanho do elenco a ser maquiado epenteado, ele apresenta as previsões de tempo ao diretorde produção, assim como a necessidade da contrataçãode auxiliares temporários em cenas que envolvammuito elenco e figuração. Apresenta uma lista de cosméticosa serem adquiridos pela produção e mantém atempo e hora os personagens maquiados e constantescorreções durante as filmagens. Os apliques postiçosdeverão também ser providenciados pela produção etestados convenientemente antes de serem usados emcena diante das câmeras.
Montador/Editor
É o técnico de cinema e vídeo que reúne, ordena e dáritmo às imagens filmadas e sons captados fracionadamenteno set, dando um sentido narrativo à históriaproposta pelo roteiro literário do filme seguindo uma decupagemprévia do diretor do filme. O montador deverásugerir mudanças de lugar e duração das seqüências,visando obter maior clareza narrativa e impacto emocionalsobre o espectador para conduzi-lo sem que percebadurante 100 a 120 minutos de exibição. Prepara todas aspistas de som: diálogos (captados em direto), dublando(falas que faltaram ou que se tornaram inaudíveis),preencherá os vazios sonoros com ruídos de sala,música incidental, e colocará a trilha do filme em seusdevidos lugares. Providenciará a edição dos traillers comerciaise o mapa de mixagem. O seu trabalho começalogo após duas ou três semanas de iniciadas as filmagens,ordenando o material bruto vindo do laboratório.Caso este material seja finalizado em ilha digital, deverápassar, após a revelação dos negativos, por uma telecinagem(transferência da imagem fílmica para sinal digitale imagem em vídeo). Feito isto, transposto todo o material(“importado”) para os computadores, começa entãoo seu primeiro corte chamado de “corte largo”. Após asfilmagens concluídas, o diretor assiste ao material prémontado.Após a sua aprovação começa então a montagempropriamente dita. Mudam-se seqüências de lugar,são encontradas soluções de linguagem obtidas em laboratório(fusões, congelamentos etc.). E finalmente dá-seo 2º corte. Aprovado pelo diretor, começam então o cortefinal, “o corte fino”, e os ajustes sonoros e a retirada dealguns “tempos mortos” da montagem. Passa-se à mixageme a cópia está pronta para ser trabalhada no estúdiode som (no caso de Dolby stereo) e a cópia final ótica emlaboratório com a devida marcação de luz pelo diretor defotografia e a colocação dos letreiros de apresentação,com nome do elenco e equipe técnica. Faz-se a projeçãofinal desta cópia para o diretor do filme, com a presençado montador e do diretor de fotografia. O material estáentão pronto para exibição comercial. O seu trabalhodesenrola-se dentro de um prazo de dois a três meses.Os montadores são egressos de escolas de cinema ousão formados em uma ilha de edição ou moviola (mesade montagem tradicional de filmes). Devem ter amploconhecimento de linguagem cinematográfica, além deuma formação de operação de ilha informatizada. A melhorformação para um montador é exercer primeiramentea função de continuísta e em seguida passar para umasala de montagem ou ilha de edição.
Trilheiro/Músico de cinema
É o artista responsável pela criação de todas as músicaspontuativas, incidentais e temáticas a serem colocadasna trilha sonora do filme, acompanhando em backgroundas imagens montadas de um filme, visando auxiliar a obtençãodo “clima dramático” da cena ou plano desejadopelo diretor. Seu trabalho pode ser feito isolado em umestúdio com seus músicos e depois ajustado na montagemou a partir das imagens visionadas previamenteantes de criar as partituras. Os temas são apresentados,uma vez compostos, previamente ao diretor do filme,para aprovação, e em seguida gravados e mixados coma trilha final do filme. Existem trilhas que se tornam maissucesso que os próprios filmes, devido à sua qualidademusical, ou o inverso, músicas que se tornam famosaspela qualidade dramática do filme e das cenas em queforam usadas. Esses músicos criadores são egressos deescolas de música ou são autodidatas.
Efeitos especiais
É responsável por eles o técnico de cinema e vídeoque trabalha com a ilusão, o truque e a magia. Montatraquitanas, maquetes, sistemas de explosão, modelosampliados ou animais de controle remoto que aumentama veracidade das cenas impossíveis, perigosas oude grande efeito visual e impacto emocional. É umaprofissão de curiosos e sobretudo maquetistas e pessoasque adoram informática aliada a conhecimentosde maquinarias por eles inventadas. Existem empresastradicionais no mercado americano e europeu nas quaisos conhecimentos passam de pai para filho.
Laboratorista
Técnico de laboratório cinematográfico
É o técnico de cinema que processa as imagens emlaboratório. Trabalha no setor industrial do cinema. Temconhecimentos de química de laboratório e do funcionamentodos equipamentos de revelação, lavagem ecopiagem de filmes fotográficos contínuos (cinematográficos).É formado pelo SENAI ou estagiando durante anosno laboratório onde recebe sua formação. Trabalha comnegativos e positivos cinematográficos. Conhece todasas etapas dos filmes em laboratório. Porém as especialidadesem laboratório são muito precisas, tais como:copiagem, revelação, janela molhada, sonorização ótica,letreiros, trucagens óticas, titulagem, banda internacional,master, cópia marrom, blow up, lavagem de ultra-som,armazenamento de negativo, montagem de negativo,marcação de luz.
Marcador de luz
É o técnico de cinema do setor industrial, trabalhandono interior dos laboratórios, conhecido como colorista oumarcador de luz. É o operador das máquinas analisadoras(Analyser) de cores e luminância. Trabalha planoa plano, sob a orientação das indicações do diretor defotografia na equalização das cores de todos os planosde uma seqüência e do filme como um todo. Monta ummapa das cores fundamentais (azul, vermelho e amarelo)e seus percentuais para serem corrigidos na cópia final.Uma vez revisado pelo fotógrafo e aprovado pelo produtor,este mapa será o guia de todas as cópias para acomercialização. Deve ser formado em curso específicopromovido pelo sindicato de classe ou congênere.
Montador de negativo
É o técnico de cinema do setor industrial, trabalhando nointerior dos laboratórios, que ordena os negativos brutos,localizando e colando os planos para a futura copiagem,baseando-se no copião positivo montado, enviado pelomontador. Seu trabalho é supervisionado pelo montadordo filme antes de ser dado como finalizado para quepossa a seguir sofrer a marcação de luz e serem efetuadasas cópias de comercialização do filme. É nestaetapa que se providenciam as trucagens de laboratório(“fusões”, “congelamento de imagens”, desdobramentopara aumento de câmera lenta etc).
Aderecista Monta, transforma ou duplica, utilizando-se detécnicas artesanais, objetos cinematográficos e de indumentária,segundo orientação do cenógrafo e/ou figurinista.Animador Executa a visualização do roteiro, modelos dospersonagens e os lay outs de cena, conforme orientação do
Diretor de Animação.
Arquivista de Filmes Organiza, controla e mantém sobsua guarda filmes e material publicitário em arquivos apropriados;avalia e relata o estado do material publicitário emarquivos apropriados; avalia e relata o estado do material,coordenando os trabalhos de revisão e reparos das cópias,quando possível ou necessário, com o auxílio do Revisor.Assistente de Animação Transfere para o acetato os layouts do Animador e do Assistente de Animador.Assistente de Animador Completa o planejamento deAnimador intercalando os desenhos; faz pequenas animações.Assitente de Câmera de Cinema Assiste o Operadorde Câmera e o Diretor de Fotografia; monta e desmonta acâmera de cinema e seus acessórios; zela pelo bom estadodeste equipamento, carrega e descarrega chassis, opera ofoco, a zoom e o diafragma, redige os boletins de câmera,prepara o material a ser encaminhado ao laboratório, realizaos testes de verificação de equipamento.Assitente de Cenografia Assiste o Cenógrafo em suasatribuições; coleta dados e realiza pesquisas relacionadascom o projeto cenográfico.Assistente de Diretor Cinematográfico Assiste o DiretorCinematográfico em suas atividades, desde a preparaçãoda produção até o término das filmagens; coordena ascomunicações entre o Diretor de Produção Cinematográficoe o conjunto da equipe e do elenco; colabora na análisetécnica do roteiro, do plano e da programação diária defilmagens ou ordem do dia; supervisiona o recebimento edistribuição dos elementos requisitados na ordem do dia;coordena e dinamiza as atividades, visando o cumprimentoda programação estabelecida.Assistente de Montador Cinematográfico Encarregaseda cordenação, classificação e sincronização do some imagem do copião; executa os cortes indicados peloMontador Cinematográfico; classifica e ordena as sobras desom e imagem; sincroniza as diversas pistas componentesda trilha sonora do filme.Assistente de Montador de Negativo Assiste o Montadorde Negativo em suas atribuições; prepara o materiale equipamento a ser utilizado; acondiciona as sobras dematerial.Assistente de Operador de Câmera de Animação Assisteo Operador de Câmera no processo de filmagens deanimação.Assitente de Produtor Cinematográfico - Assiste oDiretor de Produção Cinematográfica no desempenho desuas funções.Assitente de Revisor e Limpador Encarrega-se da revisãoe limpeza de películas e fitas magnéticas.Assistente de Trucador Assiste o Trucador Cinematográ-fico em suas atribuições.Ator Cria, interpreta e representa uma ação dramáticabaseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros,previamente concebidos por um autor ou criados através deimprovisações individuais ou coletivas; utiliza-se de recursosvocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos,com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto deidéias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se derecursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congêneres;pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem;ensaia buscando aliar a sua criatividade à do Diretor; atuaem locais onde apresentam espetáculos de diversões públicase/ou nos demais veículos de comunicação.Auxiliar de Iluminador Presta auxílio direto ao Iluminadorna operação dos sistemas de luz, transporte e montagemdos equipamentos. Cuida da limpeza e conservação dosequipamentos, materiais e instrumentos indispensáveis aodesempenho da função.Auxiliar de Tráfego Encarrega-se do encaminhamentodos filmes aos seus devidos setores.Carpinteiro Prepara material em madeira para cenografia eoutras destinações.Cenarista de Animação Executa os cenários necessáriospara cada plano, cena e seqüência da animação conformeos lay outs de cena e orietação do Chefe de Arte e do Diretorde Animação.Cenógrafo Cria, projeta e supervisiona, de acordo como espírito da obra, a realização, e montagem da todas asambientações e espaços necessários à cena; determinaos materiais necessários; dirige a preparação, montagem eremontagem das diversas unidades de trabalho. Nos filmesde longa metragem exerce, ainda, as funções de Diretor deArte.Cenotécnico Planeja, coordena, constrói, adapta e executatodos os detalhes de material, serviços e montagensdo cenários, segundo maquetes, croquis e plantas fornecidaspelo Cenógrafo.Chefe de Arte de Animação Coordena o trabalho dosColoristas e da copiadora eletrostática.Colador-Marcador de Sincronismo Tira as pontas desincronismo, ao mesmo tempo em que faz a marca do pontosincrônico do anel anterior, colocando, por meio de emendas,o rolo de filme e de magnético em seu estado original.Colorista de Animação Colore os desenhos impressos noacetato sob a supervisão do Chefe de Arte.Conferente de Animação Confere o trabalho dos Coloristas;auxilia na filmagem; cuida do mapa de animação e dáordem dos desenhos e cenários, separando-os por planos ecenas.Continuísta de Cinema Assiste o Diretor Cinematográ-fico no que se refere ao encandeamento e continuidadeda narrativa, cenários, figurinos, adereços, maquilagem,penteados, luz, ambiente, profundidade de campo, alturae distância da câmera; elabora boletins de continuidade econtrola os de som e de câmera; anota diálogos, ações,minutagens, dados de câmera e horário das tomadas; preparaa claquete; informa a produção dos gastos diários denegativo e fita magnética.Contra-Regra de Cena Encarrega-se da guarda, conservaçãoe colocação dos objetos de cena sob orientação doCenógrafo.Cortador-Colador de Anéis - Corta os trechos marcadosdo copião ou cópia do trabalho seguindo a numeração feitapelo Marcador de Anéis.Diretor de Animação Cria o planejamento de animação dofilme, os lay outs de cena, guias de animação, movimentosde câmera; supervisiona o processo de produção, inclusivetrilha sonora; é o responsável pela qualidade do filme.Diretor de Arte Cria, conceitua, planeja e supervisona aprodução de todos os componentes visuais de um filmeou espetáculo; traduz em formas concretas as relaçõesdramáticas imaginadas pelo Diretor Cinematográficoe sugeridas pelo roteiro; define a construção plásticoemocionalde cada cena e de cada personagem dentro docontexto geral do espetáculo; verifica e elege as locações;as texturas, a cor e os efeitos visuais desejados, junto aoDiretor Cinematográfico e ao Diretor de Fotografia; definee conceitua o espetáculo estabelecendo as bases sob asquais trabalharão o Cenógrafo, o Figurinista, o Maquiador, oTécnico em Efeitos Especiais Cênicos, os gráficos e os demaisprofissionais necessários supervisionando-os duranteas diversas fases de desenvolvimento do projeto.Diretor de Arte de Animação Responsável pelo visualgráfico dos filmes de animação; cria os personagens e oscenários do filme.Diretor Cinematográfico Cria a obra cinematográfica, supervisionandoe dirigindo sua execução, utilizando recursoshumanos , técnicos e artísticos; dirige artisticamente e técnicamentea equipe e elenco; analisa e interpreta o roteirodo filme, adequando-o à realização cinematográfica sob oponto de vista técnico e artístico; escolhe a equipe técnica eo elenco; supervisiona a preparação da produção; escolhelocações, cenários, figurinos, cenografias e equipamentos;dirige ou supervisiona montagem, dublagem, confecção datrilha musical e sonora, e todo o processamento do filme atéa cópia final; acompanha a confecção do trailer, do avanttrailer.Diretor de Dublagem Assiste ao filme e sugere a escalaçãodo elenco para a dublagem do filme; esquematizaa produção, programa nos horários de trabalho, orienta ainterpretação e o sincronismo do Ator sobre sua imagem oude outrem.Diretor de Fotografia Interpreta com imagens o roteirocinematográfico, sob a orientação do Diretor Cinematográfi-co; mantém o padrão técnico e artístico da imagem; durantea preparação do filme, seleciona e aprova o equipamentoadequado ao trabalho, indicando e/ou aprovando os técnicossob sua orientação, o tipo de negativo a ser adotado,os testes de equipamento, examina e aprova locaçõesinteriores e exteriores, cenários e vestuários; nas filmagensorienta o Operador de Câmera, Assistente de Câmera,Eletricistas, Maquinistas e supervisiona o trabalho do Continuistae do Maquiador, sob o ponto de vista fotográfico; noacabamento do filme, quando conveniente ou necessário,acompanha a cópia final, em laboratório, durante a marcaçãode luz.Diretor de Produção Cinematográfica Mobiliza e administrarecursos humanos, técnicos, artísticos e materiaispara a realização do filme; racionaliza e viabiliza a execuçãodo projeto, mediante análise técnica do roteiro, em conjuntocom Diretor Cinematográfico ou seu Assistente; administrafinanceiramente a produção.Editor de Áudio Encarrega-se da revisão e sincronizaçãodos diálogos dublados; sincroniza as bandas internacionaise marca as correções a serem feitas na mixagem.Eletricista de Cinema Encarrega-se da guarda, manutençãoe adequada instalação do equipamento elétrico e deiluminação do filme, distribuindo de acordo com as indicaçõesdo Diretor de Fotografia; determina as especificaçõesdos geradores a serem utilizados.Figurante - Participa, individual ou coletivamente , comocomplementação de cena.Figurisnista Cria e projeta os trajes e complementos usadospelo elenco e figuração, executando o projeto gráficodos mesmos; indica os materiais a serem utilizados; acompanha,supervisiona e detalha a execução do projeto.Fotógrafo de Cena Fotografa ,durante as filmagens, cenasdo filme para efeito de divulgação e confecção de materialpublicitário; indica o material adequado ao seu trabalho;trabalha em conjunto com o Diretor Cinematográfico e oDiretor de Fotografia.Guarda-Roupeiro Encarrega-se da conservação daspeças de vestuário utilizadas no espetáculo ou produção,auxilia o elenco e a figuração a vestir as indumentárias,organiza a guarda e embalagem dos figurinos, em caso deviagem.Letrista de Animação Executa os letreiros ou créditospara produções cinematográficas.Maquiador de Cinema Encarrega-se da maquilagem oucaracterização do elenco e figuração de um filme, sob orientaçãodo Diretor Cinematográfico, em comum acordo com oDiretor de Fotografia; indica os produtos a serem utilizadosem seu trabalho.Maquinista de Cinema Encarrega-se do apoio direto aoOperador de Câmera, Assistente de Câmera e Eletricistano que se refere ao material maquinária; instala e operaequipamentos destinados à fixação e/ou movimentação decâmera.Marcador de Anéis Executa a marcação dos anéis dedublagem, no copião ou cópia de trabalho.Microfonista Assiste o Técnico de Som; monta e desmontao equipamento zelando, pelo seu bom estado; posiciona osmicrofones; confecciona os boletins de som.Montador de Filme Cinematográfico Monta a estruturado filme em sua forma definitiva, sob a orientação do DiretorCinematográfico, a partir do material de imagem e som,usando seus recursos artísticos, técnicos e equipamentosespecíficos; zela pelo bom estado e conservação das pistassonoras, faz o plano de mixagem, participando da mesma;orienta o Assistente de Montagem.Montador de Negativo Monta negativos de filmes cinematográficosa partir do copião montado, respeitando oscortes e a marcação do Montador de Filme Cinematográfico.Operador de Câmera Opera a câmera cinematográfica apartir das instruções do Diretor Cinematográfico e do Diretorde Fotografia; enquadra as cenas do filme; indica os focos eos movimentos de zoom e câmera.Operador de Câmera de Animação Filma os desenhosem equipamento especial responsabilizando-se pela qualidadefotográfica do filme.Operador de Gerador Encarrega-se da manipulação e operaçãodo gerador e corrente elétrica durante as filmagens.Operador de Vídeo Responsável pela qualidade deimagem no vídeo, operando os controles aumentandoou diminuindo o vídeo e pedestal, alinhando as câmeras,colocando os filtros adequados e corrigindo as aberturas dediafragma.Operador de Telecine Opera projetores de telecine,comunicando-os de acordo com as necessidades de utilização;efetua ajustes operacionais nos projetores (foco,filamento e enquadramento).Operador de Áudio Opera a mesa de audio durantegravações, respondendo por sua qualidade.Pesquisador Cinematográfico Coleta e organiza dadose materiais, desenvolve pesquisas no sentido de preservaçãoda memória cinematográfica, sob qualquer forma, querfílmica, bibliográfica, fotográfica e outras.Pintor Artístico Executa o trabalho de pintura dos cenários;prepara cartazes para utilização nos cenários; ampliaquadros e telas; zela pela guarda e conservação dos materiaise instrumentos de trabalho, indispensáveis à execuçãode sua tarefa.Projecionaista de Laboratório Opera projetor cinematográficoespecialmente preparado para os trabalhos deestúdio de som.Revisor de Filme Executa a revisão e reparo das cópiasde filmes, verificando as condições materiais das mesmas,sob coordenação dos Arquivistas de Filmes.Roteirista de Animação Cria, a partir de uma idéia, texto,ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteiro deanimação, narrativa com seqüências de ação, com ou semdiálogos, a partir do qual se realiza o filme de animação.Roteirista Cinematográfico Cria ,a partir de uma idéia,texto ou obra literária, sob a forma de argumento ou roteirocinematográfico, narrativa com seqüências de ação, com ousem diálogos, a partir da qual se realiza o filme.Técnico em Efeitos Especiais Cênicos Realiza e/ouopera, durante as filmagens, mecanismos que permitem arealização de cenas exigidas pelo roteiro cinematográfico,cujo efeito dá ao espectador convencimento da ação pretendidapelo Diretor Cinematográfico.Técnico em Efeitos Especiais Óticos Realiza e elaboratrucagens, durante as filmagens, com acessórios complementaresà câmera, sem a utilização de laboratório deimagens ou truca.Técnico de Finalização Cinematográfica Acompanha astrucagens e faz o tráfego de laboratórios, supervisionando aqualidade do material trabalhado, na área do filme publicitário.Técnico de Manutenção Eletrônica Encarrega-seda conservação, manutenção e reparo do equipamentoeletrônico de um estúdio de som.Técnico de Manutenção de Equipamento CinematográficoResponsável pelo bom andamento dasmáquinas, com profundo conhecimento de mecânica e/oueletrônica cinematográfica.Técnico Operador de Caracteres Opera os caracteresnos programas gravados , filmes, vinhetas, chamadas, conformeroteiro da produção.Técnico Operador de Mixagens Encarrega-se de reunir,em uma única pista, todas as pistas sonoras de um filme,após submetê-las a vários processos de equalização sonora.Técnico de Som Realiza a interpretação e registro duranteas filmagens, dos sons requeridos pelo Diretor Cinematográfico,indica o material adequado ao seu trabalhoe à equipe que o assiste; examina e aprova, do ponto devista sonoro, as locações internas e externas, cenários efigurinos, orienta o microfonista, acompanha o acabamentodo filme, a transcrição do material gravado para magnéticoperfurado, a miragem e a transcrição e a transcrição ótica.Técnico de Tomada de Som Realiza a gravação devozes, ruídos e músicas, em estúdio de som; opera a mesade gravação; executa equalizações sonoras.Técnico em Transferência Sonora Realiza a transferênciade sons gravados em discos, fitas magnéticas ounegativo ótico; realiza testes de ajuste do equipamento e daqualidade do negativo ótico revelado.Trucador Cinematográfico Executa trucagens óticas,realizando efeitos de imagem desejados pelo Diretor Cinematográfico;opera o equipamento denominado truca.