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    Pós Produção - Sala de Montagem


    Pós Produção - Sala de Montagem









    Pós-produção: por definição é a última etapa de um trabalho. Nessa etapa o editor faz a edição ou montagem do filme bruto, dando ao filme o aspecto final. É adicionada a trilha-sonora; o revestimento digital (Efeitos especiais: visual e sonoro). Por fim é enviado para distribuição.

    Os montadores experientes trabalham em parceria com os diretores, ou seja, não cumprem apenas ordem e não têm apenas conhecimentos técnicos: o conhecimento artístico é essencial para ajudar o diretor na escolha de melhores enquadramentos e seleção de sequências que devem ser cortadas ou adicionadas, assim como na duração de planos e cenas.
    Existem muitos livros sobre montagem cinematográfica. Um dos autores mais famosos nesta área é o cineasta Sergei Eisenstein que dirigiu filmes entre 1923 e 1945.
    O trabalho de montagem de um filme é demorado, exige muita paciência, pois muitas vezes é na pós-produção que o assistente de montagem e o montador notam a falta de material ou erros de continuidade que devem ser resolvidos de alguma forma na hora da montagem. A equipe de produção geralmente está desmontada nessa fase e torna-se, por isso, inviável iniciar novamente a captação de material durante a pós-produção. O montador, para resolver possíveis problemas, deve usar os recursos de edição mais o material captado que lhe é disponibilizado. O montador e seu assistente podem também trabalhar em parceria com o continuista para solucionar dúvidas de continuidade.
    Tempo de montagem
     A edição está diretamente relacionada ao tempo. Para um filme curto, editar geralmente leva pelo menos o dobro do tempo gasto para filmar. Para um filme longo, até três vezes mais o tempo de filmagem.
    Problemas de montagem
    "Editar é mais uma arte do que uma ciência", disse Harris Watts, escritor do livro "Direção de Câmera – Um Manual de Técnicas de Vídeo e Cinema" e para ele, a "agilidade na atividade está diretamente ligada com o seu desenvolvimento e trabalho em cima dos programas de edição". Editar seria muito mais rápido se você soubesse como chegar de A a C, sem ter que passar por possíveis problemas em B. Esses problemas, geralmente envolvem cenas que estão faltando ou lacunas nas edições.

    É claro que se torna humanamente impossível editar aquilo que não está filmado ou gravado e para tanto, acaba sendo necessário muitas vezes, fazer um dia extra de filmagens, só para preencher os vazios de sequência. Só que essa atividade pode se tornar desastrosa se o figurino não estiver adequado ou se o penteado não estiver combinando levando a erros de continuidade que podem tornar filmes inteiros num completo desastre.

     Nesses casos ilustrações gráficas, efeitos de vídeo, ou o próprio vazio, se bem posicionado, podem auxiliar no ajuste de continuidade. Entretanto, é sempre melhor filmar material que possa sobrar, do que faltar. Segundo o próprio Harris Watts, "ao editar você está tomando as melhores tomadas-de-cena, ou as melhores partes das melhores cenas". E para dispor de uma melhor cena é necessário filmar várias vezes, incansavelmente, para que não fique faltando nenhum dos takes.

    Fonte: http://cinetecacebrasil.blogspot.com/2010_01_31_archive.html
                Direção de Câmera – Um Manual de Técnicas de Vídeo e Cinema- Harris Watts