Montagem ou edição
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Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor.
Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tias como a poesia ou o romance.
Trabalho de montagem
Lembrando que a maioria dos filmes, principalmente de longa-metragem, são captados fora de ordem cronológica, o trabalho do montador será então o de compreender todo o roteiro do filme, ler as planilhas de produção (geralmente feitas pelo assistente de direcção) e então, em um primeiro corte, colocar todos os planos em ordem da maneira como prevista pelo roteiro e eliminar planos errados ou que não devem ir para a versão final do filme. Em um segundo corte, ou seja após o filme estar em ordem cronológica da trama do roteiro, o montador, o assistente ou assistentes de montagem e o director, trabalham no afinamento do produto audiovisual, dando ritmo e outras características que o director vê necessárias.
Montadores experientes trabalham em parceria com os directores, ou seja, não cumprem apenas ordem e não têm apenas conhecimentos técnicos: devem ter embasamento artístico para ajudar o diretor na escolha de melhores enquadramentos e selecção de sequências que devem ser cortadas ou adicionadas, assim como na duração de planos e cenas. Existem muitos livros sobre montagem cinematográfica. Um dos autores mais famosos nesta área é o cineasta Serguei Eisenstein que

Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor.
Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tias como a poesia ou o romance.
Trabalho de montagem
Lembrando que a maioria dos filmes, principalmente de longa-metragem, são captados fora de ordem cronológica, o trabalho do montador será então o de compreender todo o roteiro do filme, ler as planilhas de produção (geralmente feitas pelo assistente de direcção) e então, em um primeiro corte, colocar todos os planos em ordem da maneira como prevista pelo roteiro e eliminar planos errados ou que não devem ir para a versão final do filme. Em um segundo corte, ou seja após o filme estar em ordem cronológica da trama do roteiro, o montador, o assistente ou assistentes de montagem e o director, trabalham no afinamento do produto audiovisual, dando ritmo e outras características que o director vê necessárias.
Montadores experientes trabalham em parceria com os directores, ou seja, não cumprem apenas ordem e não têm apenas conhecimentos técnicos: devem ter embasamento artístico para ajudar o diretor na escolha de melhores enquadramentos e selecção de sequências que devem ser cortadas ou adicionadas, assim como na duração de planos e cenas. Existem muitos livros sobre montagem cinematográfica. Um dos autores mais famosos nesta área é o cineasta Serguei Eisenstein que
dirigiu filmes entre 1923 e 1945.
O trabalho de montagem de um filme é demorado, exige muita paciência, pois muitas vezes é na pós-produção que o assistente de montagem e o montador notam a falta de material ou erros de continuidade que devem ser resolvidos de alguma forma na hora da montagem. A equipe de produção geralmente está desmontada nessa fase e torna-se, por isso, inviável iniciar novamente a captação de material durante a pós-produção. O montador, para resolver possíveis problemas, deve usar os recursos de edição mais o material captado que lhe é disponibilizado. O montador e seu assistente podem também trabalhar em parceria com o continuista (anotador (pt)) para solucionar dúvidas de continuidade.
Tempo de montagem
A edição está diretamente relacionada ao tempo. Para um filme curto, editar geralmente leva pelo menos o dobro do tempo gasto para filmar. Para um filme longo, até três vezes mais o tempo de
O trabalho de montagem de um filme é demorado, exige muita paciência, pois muitas vezes é na pós-produção que o assistente de montagem e o montador notam a falta de material ou erros de continuidade que devem ser resolvidos de alguma forma na hora da montagem. A equipe de produção geralmente está desmontada nessa fase e torna-se, por isso, inviável iniciar novamente a captação de material durante a pós-produção. O montador, para resolver possíveis problemas, deve usar os recursos de edição mais o material captado que lhe é disponibilizado. O montador e seu assistente podem também trabalhar em parceria com o continuista (anotador (pt)) para solucionar dúvidas de continuidade.
Tempo de montagem
A edição está diretamente relacionada ao tempo. Para um filme curto, editar geralmente leva pelo menos o dobro do tempo gasto para filmar. Para um filme longo, até três vezes mais o tempo de
filmagem.
Um filme tem muitos cortes - a maioria deles tem de seis a dez cortes por minuto. Em um curta-metragem de 15 minutos, serão realizados quase 100 cortes. Isso sem contar as edições exclusivas para som, que implicarão um outro número de cortes.
Problemas de montagem
"Editar é mais uma arte do que uma ciência", disse Harris Watts, escritor do livro "Direcção de Câmara – Um Manual de Técnicas de Vídeo e Cinema" e para ele, a "agilidade na actividade está directamente ligada com o seu desenvolvimento e trabalho em cima dos programas de edição". Editar seria muito mais rápido se você soubesse como chegar de A a C, sem ter que passar por possíveis problemas em B. Esses problemas, geralmente envolvem cenas que estão faltando ou lacunas nas edições.
É claro que se torna humanamente impossível editar aquilo que não está filmado ou gravado e para tanto, acaba sendo necessário muitas vezes, fazer um dia extra de filmagens, só para preencher os vazios de sequência. Só que essa actividade pode se tornar desastrosa se o figurino não estiver adequado ou se o penteado não estiver combinando levando a erros de continuidade que podem tornar filmes inteiros num completo desastre.
Nesses casos ilustrações gráficas, efeitos de vídeo, ou o próprio vazio, se bem posicionado, podem auxiliar no ajuste de continuidade. Entretanto, é sempre melhor filmar material que possa sobrar, do que faltar. Segundo o próprio Harris Watts, no livro "On camera", "ao editar você está tomando as melhores tomadas-de-cena, ou as melhores partes das melhores cenas". E para dispor de uma melhor cena é necessário filmar várias vezes, incansavelmente, para que não fique faltando nenhum dos takes.
Um filme tem muitos cortes - a maioria deles tem de seis a dez cortes por minuto. Em um curta-metragem de 15 minutos, serão realizados quase 100 cortes. Isso sem contar as edições exclusivas para som, que implicarão um outro número de cortes.
Problemas de montagem
"Editar é mais uma arte do que uma ciência", disse Harris Watts, escritor do livro "Direcção de Câmara – Um Manual de Técnicas de Vídeo e Cinema" e para ele, a "agilidade na actividade está directamente ligada com o seu desenvolvimento e trabalho em cima dos programas de edição". Editar seria muito mais rápido se você soubesse como chegar de A a C, sem ter que passar por possíveis problemas em B. Esses problemas, geralmente envolvem cenas que estão faltando ou lacunas nas edições.
É claro que se torna humanamente impossível editar aquilo que não está filmado ou gravado e para tanto, acaba sendo necessário muitas vezes, fazer um dia extra de filmagens, só para preencher os vazios de sequência. Só que essa actividade pode se tornar desastrosa se o figurino não estiver adequado ou se o penteado não estiver combinando levando a erros de continuidade que podem tornar filmes inteiros num completo desastre.
Nesses casos ilustrações gráficas, efeitos de vídeo, ou o próprio vazio, se bem posicionado, podem auxiliar no ajuste de continuidade. Entretanto, é sempre melhor filmar material que possa sobrar, do que faltar. Segundo o próprio Harris Watts, no livro "On camera", "ao editar você está tomando as melhores tomadas-de-cena, ou as melhores partes das melhores cenas". E para dispor de uma melhor cena é necessário filmar várias vezes, incansavelmente, para que não fique faltando nenhum dos takes.